A passada terça-feira dia 1 de junho teve lugar o ato de colocação da primeira pedra para as novas instalações de Unifersa, localizadas em uma extensão que ocupa 42.000 metros quadrados no novo polígono de A Laracha, A Corunha.

 

Ao ato assistiu D. Francisco Conde López, vice-presidente e Conselheiro de Economia, Empresa e Inovação, que coloco a Unifersa como exemplo de adaptação á nova realidade, na que o comercio online aumentou exponencialmente, fazendo referência á nova plataforma que Unifersa acaba de apresentar para a venda direta desde os seus distribuidores a todos os seus associados e que conta com mais de 416.000 referencias de 314 distribuidores.

 

Conde também apontou que se trata de uma dupla vitória para Galicia, já que supõe um revulsivo para a atividade industrial de A Laracha e consolida-se a capacidade logística de Unifersa, que no ano 2020 experimentou um crescimento do 20% e, no que vai de ano, supera o 55% com respeito ao anterior. Para finalizar, Conde recalcou que “vemos como uma empresa que inova e se digitaliza é uma empresa que cresce, diversifica os seus productos e, sobre todo, amplia o seu mercado.”

 

Por sua parte, o alcaide de Laracha, D. José Manuel López Varela, que também acompanhou a diretiva de Unifersa, membros do conselho e uma representação dos seus sócios neste ato, agradeceu a Unifersa a sua aposta por A Laracha para localizar estas novas instalações, destacando muito positivamente o impacto económico que receberá a zona com novas possibilidades de negócio, a criação de postos de trabalho diretos e indiretos e a consolidação de povoação em A Laracha. Ademais, ressaltou as oportunidades que oferece o parque empresarial, que aspira a converter-se em uma referência logística no noroeste de Espanha dentro do eixo industrial que formam A Laracha, Arteixo e Carballo.

 

Por último, o diretor geral de Unifersa, Jesús Vieito, assinalou que o traslado a A Laracha desde as instalações atuais de Fene suporá um ponto de inflexão na trajetória da empresa dada a significativa ampliação logística, multiplicando numa primeira fase construtiva a capacidade logística atual por mais de quatro, e pudendo aumentar progressivamente as instalações nos próximos anos á medida que seja necessário até ocupar a totalidade do terreno. Todo isto, permitirá ampliar e renovar o catálogo de referências em stock em várias famílias de producto, ao mesmo tempo que melhorará a atenção e o serviço aos seus clientes.

 

A obra civil tenderá uma duração de 18 meses e a previsão de Unifersa é a de trasladar-se a estas novas instalações no segundo trimestre do ano 2023.