Esta passada Terça-feira dia 28 de maio teve lugar o terceiro congresso anual de Unifersa, que reuniu mais de 170 assistentes, entre os que se encontravam sócios, associados, clientes e fornecedores de Unifersa. Na primeira parte do congresso repassou-se o passado, o presente e o futuro do sector da ferrajaria e o fornecimento industrial, da mão de Juan Manuel Fernández, informador do sector; Borja Fernández, empreendedor do sector; e Alejandro Lozado, responsável do sector da ferrajaria e de bricolagem de AECOC. Este primeiro bloco fechou-se com una mesa redonda na que se debateu sobre as questões planteadas por os assistentes.

 

O segundo bloco do congresso centrou-se na digitalização e na internet das coisas, com as apresentações de Keko Ponte, sócio e Chief Experience Officer em The Cocktail, especialista em brand experience, strategic design, UX e visual design; e Javier Sirvent, professor da EOI, INESDI, Instituto de Empresa, CH. Garrigues, ICADE, ESIC, ICEMD e The Valley Digital School. De novo, uma mesa redonda com as dúvidas dos assistentes fechou este segundo bloco.

 

Por último, e já na jornada da tarde depois de um almoço informal para facilitar o networking entre os assistentes, Mago More falou de como detetar e introduzir a inovação na empresa da mão da imaginação e a criatividade, com múltiplos exemplos e casos reais da sua extensa trajetória empresarial. Ademais, Mago More entrevistou a Joaquín F1, YouTuber líder do sector do DIY, todo um exemplo de empreendimento no sector.

 

Sem dúvida, uma jornada muito produtiva que levou a todos os assistentes á reflexão e á conclusão de que a digitalização e a inovação é completamente necessária, aplicando-lha de um modo gradual e coerente ao nosso negócio, aproveitando as sinergias entre o online e o offline para criar uma proposta omnicanal de valor. Ademais, é fundamental detetar as fortalezas e ventagens de cada negócio para explorar-lhas frente aos gigantes do sector, que também têm as suas debilidades.